quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Contos de... Fadas?



Nunca fui de acreditar em contos de fadas. Príncipes que salvam princesas e vivem “felizes para sempre”? Besteira. Isso nunca me enganou. Animais fofinhos, madrastas más, um cavalo e um vestido: o que isso tem de tão romântico? “Oh, um príncipe virá em um cavalo branco me salvar de todos os perigos e me levará para um castelo onde casaremos e viveremos felizes.” Claro, isso faz todo o sentido! Só que não.
   Tudo bem que na sociedade moderna em que vivemos, nada disso é tão valorizado, mas qual o sentido disso? Onde está a sogra chata, a cunhada estabanada e os problemas de todos os casais? Alguém perguntou para o príncipe se ele queria casar com a princesa que ele beijou? E a princesa? Ninguém perguntou para ela se ela queria fazer faculdade ou morar fora do país. 
   Hoje essas histórias são contadas para as crianças, para que elas acreditem que a vida é boa antes de levarem um choque da realidade, mas esses contos podiam ser menos medievais, não podiam? Por que o príncipe tem que casar com uma princesa e não com outro príncipe? Por que toda mãe de princesa morre? E por que todo pai de princesa precisa arrumar uma madrasta má para ela? Já perceberam que isso se tornou uma condição para existir um final feliz? Então quer dizer que se eu não tiver uma madrasta eu não vou ser “feliz para sempre”?
   É para enlouquecer! E aquela princesa que na história a mãe do príncipe, que ela conheceu, mandou-a dormir em cima de vinte colchões -com uma ervilha no meio- para comprovar se ela era princesa mesmo? Que sogra mais… querida essa, não? E o pior é que depois que ela sentiu um “desconforto” por causa da ervilha, a mãe do príncipe achou que ela era a moça ideal para casar com ele. Como assim? Que tipo de mãe escolhe a mulher do seu filho com uma ervilha? Só eu acho que isso não faz o mínimo sentido? 
   Eu já sonhei muito com um príncipe, mas fui acordada pela cruel realidade. Existem homens que deveriam ser chamados de príncipes? Não. Existem mulheres que deveriam ser chamadas de princesas? Não. Os valores que as pessoas têm hoje em dia não são exatamente o padrão de um príncipe e de uma princesa, mas há tentativas. Todos têm um pouco de príncipes e princesas dentro de si, que faz com que certas relações sejam boas, mas eu prefiro encarar o fato de que somos todos seres humanos “normais”. Se o “feliz para sempre” não aconteceu, tente de novo! Se você não encontrou um príncipe, mas sim um ogro, que mal tem se te faz feliz? Ninguém precisa de um homem arrumadinho, com uma espada e um cavalo para ser ter um final feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco e deixe esse bolinho mais doce!