domingo, 13 de janeiro de 2013

#Cinema: A viagem (Cloud Atlas)


 Cloud Atlas ou A Viagem (OPAAAA! tradução MA-RA-VI-LHOU-SA) é uma adaptação do romance de David Mitchell. É dirigido pelos mesmos diretores de Matrix e de Corra, Lola, Corra. O elenco conta com atores como Tom Hanks (Wilsoooon)Halle Berry, Susan Sarandon, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Ben Whishaw, Keith DavidDavid GyasiZhou Xun e Doona Bae. A história não é composta por uma trama principal, é um conjunto de seis histórias ao longo do tempo que têm alguma coisa em comum, vai desde o século 19 até um futuro pós apocalíptico após o futuro (hã?). Vai de um advogado do século 19 com questões abolicionistas, passa por um compositor talentoso em 1930 (o homem que compõe a sinfonia Cloud Atlas - ó o nome do filme!), depois segue com uma jornalista descobrindo falhas em um projeto de um reator nuclear em 1970, nos dias atuais o dono de uma pequena editora vê seu trabalho como um inconveniente.
 Em 2144 um clone feito apenas para trabalhar em uma lanchonete de fast food em uma nova Coréia do Sul (ooolá PSY) sem querer é "despertado" sobre o que realmente é, e, por fim, após 100 anos e uma inundação, uma tribo vive em um vale que venera uma deusa (o clone da história anterior) e recebe a visita de uma mulher de uma sociedade mais avançada buscando enviar uma mensagem para outros planetas para salvar sua espécie (UFA!).
 Todas as histórias são vividas pelos mesmos atores que encarnam personagens de idades, etnias, sexos e mundos diferentes. Isso torna a fotografia do filme muito interessante e dá para perceber o poder da maquiagem! 
 

 Sinceramente? O filme é bonito de se ver, MÃS muito complicado de entender/acompanhar os acontecimentos. Tem uma mensagem muito legal e um pouco triste também. Ah! Tem muita morte, ação e surrealismo.
PRÓS: A fotografia é ótima, tem atores muito bons, efeitos muito bem produzidos, sem contar o figurino escandalosamente bem escolhido.
CONTRAS: Um pouco confuso, há momentos em que a gente se perde. Para entender bem é necessário que seja visto umas duas vezes no mínimo, pelo menos foi a impressão que eu tive.
 E Cloud Atlas merece 2 bolinhos (até eu ver de novo talvez).


Trailer aqui. Isso é tudo, bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu pitaco e deixe esse bolinho mais doce!